Image Map

30/11/2012

5 dicas para preservar sua privacidade na internet!

   |   

Todos sabem que a internet é um "lugar" público e que se não tomarmos alguns cuidados, podemos nos tornar vulneráveis ao fácil acesso de muitas pessoas à nossas informações  pessoas essas, que por muitas vezes, nem conhecemos. 

Cuidado com o que você posta na internet: 
Pelo simples fato de a internet ser de domínio público, tudo o que postamos na internet pode ser visível por qualquer pessoa que tenha acesso. Como na vida real, na internet existe todo o tipo de pessoas, aquelas que vão adorar o que você vai postar e aquelas mal intencionadas que podem usar o que você publicou para te prejudicar. 

Utilize sistemas de privacidade:
Se você gosta de compartilhar fotos, vídeos e outras coisas pessoais em redes sociais, evite postá-las de forma livre. A maioria das redes sociais de hoje (se não todas) oferecem sistemas de configurações de privacidade, para que você possa selecionar quem deve ou não ver o que você publica. Use essas ferramentas como defesa para evitar possíveis preocupações mais tarde. 

Cuidado com quem você conhece na internet: 
É sempre muito bom fazer novas amizades pela internet. Mas, é bom sempre ter cuidado quando se trata de amizades com pessoas que você não conhece de verdade. Assim como pessoalmente, existem pessoas boas e ruins em toda parte. Então, antes de passar alguma informação importante, como endereço, telefone, etc, tenha certeza que conhece muito bem essa pessoa. Na internet podemos ser quem queremos, e é muito fácil se passar por uma boa pessoa. Claro que existem muitas pessoas boas também, mas é sempre bom ter cuidado. Outro detalhe importante: NUNCA marque encontros com pessoas que você acabou de conhecer. Pelo menos, não sem o consentimento dos seus pais ou responsável.

Não responda a provocações:
Muitas pessoas maldosas, às vezes, preferem fazer provocações para chatear outra pessoa. Se você vier a passar por algo do tipo, evite responder à essas provocações, afinal, é o que o agressor quer. Responder a esse tipo de coisa, só vai piorar as coisas e gerar mais conflitos. Se acontecer casos mais graves, como montagens ou vídeos, tente procurar ajuda com pessoas que entendam (de preferência, seus pais) para que possam tomar as providências necessárias. Além disso, existem as delegacias que cuidam de crimes virtuais, caso seja necessário, procure as autoridades responsáveis pela área. 

Não seja o agressor:
Por mais que as vezes, uma brincadeira possa parecer ingênua, para a vítima não é. Se tem uma coisa que eu sempre tive comigo mesma é: Faço com os outros, o que eu gostaria que fizessem comigo. Então evite contribuir para esse tipo de situação. Evite fazer comentários que possam constranger outras pessoas ou chateá-las. 


Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Eu coloco moderação em todas as minhas fotos no Facebook, acho muito mais seguro pois assim só meus amigos podem ver. Ainda mais ultimamente que as pessoas estão adorando invadir o espaço dos outros, gosto de me prevenir

    Obs: Flor, tá rolando um sorteio bem legal lá no meu blog. Dá uma passadinha e se gostar participa! Clique aqui para ir ao sorteio


    Beijinhos <3
    Garota Inocente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também coloco nas minhas! Já pegaram fotos minha e fizeram fake -.- um saco isso!

      Vou dar uma passada lá :3

      Excluir
  2. Eu confesso que não tomo muito cuidado não rs ... só não confio nessa de conhecer gente por internet e minhas fotos do fb são só para amigos e amigos de amigos (:

    i-tudo-i-tudo.blogspot.com.br
    ei, te seguindo , beijos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhuuum! Mas quanto mais cuidado, melhor :3

      Excluir
  3. ótimas dicas, curti o post.

    http://anitamakingof.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. post muito bacana, sério! boas dicas, todo mundo tem que aprender a se proteger de coisas que parecem simples mas depois podem virar um problema sério..

    www.bygarotas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Que bom que gostou, fico feliz!
      Volte sempre :3

      Excluir
  5. Isso é verdade, ter cuidado na internet é super importante! Por ser um local muito aberto e onde muitos idiotas escondem a cara é fácil dar problemas! Beijinhos.
    Sorrisos voam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, nem sempre sabemos com quem estamos lidando quando se trata da internet. Infelizmente. :\

      Excluir
  6. Otimas dicaaas! Acho que voce tem toda razão , devemos tomar mmt cuidado com o que postamos na internet.

    beijos, http://www.paaradateen.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Tomar cuidado nunca faz mal, muito pelo contrário, pode evitar até muita dor de cabeça :~
      Volte sempre flor :3

      Excluir
  7. Adorei as dicas do seu post, muito bom

    Beijos, seguindo

    http://raphites.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir