Image Map

26/07/2010

Olheiras!

   |   

As vezes pela correria do dia-a-dia ou por uma noite mal dormida ou até mesmo pelo cansaço diário, acabam surgindo as malditas olheiras. Um mal que persegue, acho que mais de 50% da população, principalmente as mulheres e eu sei bem o que é isso. Tenho quinze anos e já sofro por esse mal, confesso que parte disso é minha culpa com certeza! Eu sempre fui muito apaixonada por lápis de olho preto e quando eu era criança ou melhor, quando eu era menor eu tinha o maldito costume de deixar o lápis no olho, acabava borrando e ficava aquela meleca de sempre, quando derrete o lápis nos olhos. Outro costume feio que eu tinha e tenho ainda é de ir dormir muito tarde e esse é o pior fator para o aparecimento das olheiras. E não adianta passar o dia inteiro dormindo, porque as coisas não vão melhorar, o sono da noite é muito diferente do da tarde e outra coisa, dormir bem não é sinônimo de dormir muito.

Vários motivos podem provocar as olheiras, não apenas o cansaço. Na verdade, as olheiras são nada mais, nada menos que um depósito de melanina na pele, que podem ser causadas pela genética, cansaço , noites mal dormidas, estresse físico ou emocional entre outros.
Se o caso for por um fator genético a tendência é só piorar com a idade e com o cansaço, a área escura em baixo dos olhos também pode estar relacionada a má alimentação, exposição ao sol, poucas horas de sono ou até mesmo alterações hormonais como a TPM.
As olheiras casuais, que são causadas quando choramos, quando estamos cansadas ou quando não dormimos direito, podem ser melhoradas com uma boa noite de sono, ou ate mesmo com uma maquilagem básica na região. Algumas receitas caseiras também são muito indicadas para diminuir o inchaço e clarear as olheiras. As mais conhecidas como Chá de Camomila, Pepino, Cremes de Arnica ou Castanha da índia, são remédios naturais que ajudam. Lembrando que esses produtos ao serem usados têm que estar gelados.
As olheiras insistentes, que demoram a sumir, mesmo dormindo bem ou utilizando de algum desses métodos podem estar relacionadas ao estresse, má alimentação ou uso excessivo de cigarro ou álcool. Nesses casos, as coisas não irão melhorar, a menos que você mude a sua rotina.
Já se as olheiras são crônicas, uma boa é procurar um dermatologista para ele começar um tratamento. Porque depois de certa idade, as pessoas com pele mais morena, têm uma "facilidade" de acumular melanina embaixo dor olhos, formando assim olheiras com um tom de castanho e com o tratamento em um profissional talvez seja possível ameniza-las.
Não existe um tratamento "certo" para olheiras, mas existem produtos que podem amenizar razoávelmente dependendo do caso.
Existem muitas formas de disfarçar as olheiras ou ameniza-las, muitas receitas caseiras podem ser encontradas na internet, algumas delas eu já citei . São praticas e realmente ajudam, a que eu mais uso é a do Chá da camomila. A receita é simples, faça o chá da camomila normalmente, depois que estiver frio, coloque na geladeira, quando estiver bem gelado molhe dois algodões e coloque nos olhos, deixe por 15 minutos. É uma boa opção.
Caso elas realmente não sumam, uma boa é a maquilagem . O corretivo ajuda muito nesses casos, o ideal é usar corretivos no mesmo tom da sua pele ou com um tom um pouco mais claro, tentando deixar o mais natural possível, depois é só passar uma fina camada de pó e fica tudo certo.
Como evita-las? Bom, o ideal seria começar com uma boa noite de sono. Mas caso isso não seja possível, é muito importante que tire toda a maquilagem todos os dias, mas não esqueça, sabonetes não tiram a maquilagem por completo, prefira usar algum creme demaquilante para olhos. Outra dica é usar cremes hidratantes, especialmente pela manhã.

Nossa, até cansou! Espero que tenham gostado, já estava pensando em postar isso, só faltava a coragem! HAHA'
É isso aí!

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Ai menina, olheira é um inferno mesmo... Eu tenho muitos problemas com olheiras, é genético... Não saio de casa sem corretivo =)

    Beijokas ;**
    http://etcemari.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ai ai, eu tb tenho esse problema!! Muito bom mesmo é o tal cha de camomila.

    Adorei a matéria!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. É o chá de camomila é o que eu mais gosto, realmente diminui, mesmo que o efeito seja por algumas horas. Mas tá valendo!
    Que bom que gostou!, Volte sempre :)

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas!! Dias de provas as olheiras aparecem! ¬¬ Sempre bom se informar!

    umBeijo!

    email q uso: anika_doll@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho esse problema com olheiras. Meu caso deve ser genético porque meu pai tem e as da minha irmã, coitada, são tenebrosas. E ainda continua pior porque eu durmo muito tarde e nenhum creme, chá ou sei lá o que resolve.

    ResponderExcluir
  6. Oi Flor!!!

    Adorei seu post sobre olheiras,muitas dicas valiosas:)
    Pq afinal é um probleminha que muitas mulheres tem e nem sempre sabem como amenizar.
    Adorei o seu blog e já estou seguindo tbm viu;)
    Quando puder da um pulinho lá no meu www.eusoufeminina.blogspot.com ,esta começando agora mas esta sendo feito com muito carinho.
    ESpero que goste.Beijinhus!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu odeio milhas olheirass! Obrigada pelas diquinhas! ;**

    ResponderExcluir
  8. Olheiras não deveriam existir!!! Mas tenho que conviver com as minhas. Legais as dicas. Adorei o blog!!!

    ResponderExcluir